Bem Vindo ao blog sou católica! Obrigado pela visita e volte sempre!

Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bispos de Cuba aguardam com alegria a visita de Bento XVI


Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI chegará em Cuba no dia 26 de março
"Que Nossa Senhora da Caridade do Cobre guie e acompanhe os passos do Papa entre nós". Assim, os bispos cubanos saúdam Bento XVI, numa declaração de boas-vindas faltando poucos dias para a visita do Pontífice à Ilha.

A visita ao país, que tem início no dia 26 deste mês, está sendo vivida com entusiasmo especial nas comunidades e nas paróquias, afirmam os bispos, pois a visita realiza o desejo que por longo tempo esteve vivo no coração dos católicos e de muitos cubanos.

"O Papa vem a nosso país como Peregrino da Caridade. Como sabemos, Caridade é o nome que nós cubanos damos a Nossa Senhora, e com este nome acompanhou, protegeu e aliviou o nosso povo em todos os momentos da nossa história, há 400 anos", escrevem os bispos.

Portanto, a visita do Papa se reveste de relevância particular, pois se realiza no Ano Jubilar Mariano, para o qual milhões de cubanos se preparam há meses através, inclusive através da peregrinação da imagem por todos os rincões da Ilha. Com sua presença e sua palavra, Bento XVI confirmará essa experiência de fé, e alentará sentimentos e atitudes de amor cristão, misericórdia, gratidão e reconciliação entre todos os cubanos.

"Com esses sentimentos e aspirações, nós Bispos de Cuba queremos convidar todo o povo a receber o Santo Padre com o carinho e o entusiasmo de quem vem em nome do Senhor."

A Igreja cubana convida todos a participarem das celebrações presididas por Bento XVI seja em Santiago, sua primeira etapa, seja em Havana.

Em preparação à chegado do Pontífice, os bispos propõem três dias à oração e à missão: no dia 15, quinta-feira, um dia dedicado à oração eucarística em todas as comunidades, na sexta, 16, um dia dedicado ao jejum e sábado, 17, um dia para realizar obras de misericórdia.

"Que Nossa Senhora da Caridade do Cobre guie e acompanhe os passos do Papa entre nós, a quem com filial afeto recebemos como Peregrino da Caridade, para que ele nos confirme na fé, nos anime na esperança e nos faça solícitos no amor", conclui-se a carta.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Raniero Canlamessa iniciará pregações diante do Papa

O pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalessa dá início a série de pregações de Quaresma no próximo dia 9.
Uma nota publicada nesta quinta-feira, 01, pela Sala de Imprensa da Santa Sé disponibilizou os temas que serão trabalhados durante as quatro pregações de quaresma dirigidas ao Papa e à Curia Romana, as quais serão aplicadas por Frei Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia nas próximas quatro sextas-feiras, mais precisamente nos dias 9, 16, 23 e 30 de março a partir das 9h.

Frei Raniero começará a série de pregações que estarão concentradas no Ano da Fé, o qual se iniciará em 12 de outubro deste ano, a pedido do Santo Padre. “Recordai-vos dos vossos mestres e imitai-os na fé” é o tema geral da série que estará fundamentada no conceito de fé de quatro grandes doutores da Igreja oriental. 

Os escritos de São Atanásio, São Basílio, São Gregório Nazianzeno e São Gregório Nisseno tidos como “gigantes de fé” servirão de base para os quatro subtemas da série: A divindade de Cristo; 
O Espírito Santo; A Trindade e o Conhecimento de 
Deus.


fonte:http://noticias.cancaonova.com
                   

 

domingo, 11 de dezembro de 2011

Papa nomeia novo bispo para Guajará-Mirim

Dom Geraldo - Nomeado Bispo Diocesano de Guajará - Mirim - RO

Na manhã desta sexta-feira, 9, a Santa Sé anunciou que o Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia, apresentada pelo bispo Dom Geraldo Verdier, em conformidade com o Cânone 401 § 2 do Código de Direito Canônico.
Dom Geraldo está há 31 anos à frente da obra evangelizadora na diocese. Nascido na França em 1937, foi enviado a Rondônia em 1963, recém-ordenado sacerdote. Seu substituto será Dom Benedito Araújo, que até o momento era o Coadjutor de Guajará-Mirim.
O parágrafo 2 do Cânone 410 indica como motivos para a renúncia de um bispo uma enfermidade ou outra razão que impeça o cumprimento de seu ofício.
Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vaticano divulga detalhes da Missa do Papa pela América Latina


Vaticano, 06 Dez. 11 / 12:02 pm (ACI/EWTN NoticiasCom a presença de cardeais e bispos da América Latina, a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) anunciou que o próximo 12 de Dezembro às 5:30 p.m. na Basílica de São Pedro o Papa Bento XVIpresidirá uma Missa para celebrar a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. A Santa Sé confirmou a presença do cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente do episcopado brasileiro, na celebração.
A Missa, que recordará também o Bicentenário da Independência de alguns países latino-americanos, contará com a presença do Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez (Santo Domingo); Cardeal Norberto Rivera Carrera (México); Cardeal Jaime Ortega y Alamino (Havana); Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga (Honduras); Cardeal Juan Luis Cipriani (Lima) e o Cardeal Francisco Javier Errázuriz (Chile).
Também participarão do evento Dom Nicolás Cotugno (Uruguai); Dom Pastor Cuquejo (Paraguai); Dom Víctor Sánchez (México) e Dom Andrés Stanovnik (Argentina); Dom José Luis Lacunza (Panamá). Na Missa a Conferência Episcopal Espanhola também contará com a presença de representantes de Sevilha e Segovia.
Segundo o comunicado da CAL, presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, "com esta liturgia na Basílica vaticana, a Santa Sé participa das diversas comemorações e celebrações que estão acontecendo em quase todos os países latino-americanos, oferecendo ademais sua própria contribuição original como olhar católico aos processos de independência e ao legado de questões e desafios que vividos após".
Também estarão presentes alguns Ministros de governo e personalidades públicas e acadêmicas de diversos países latino-americanos. Todo o Corpo Diplomático dos países latino-americanos creditados ante a Santa Sé e representações diplomáticas da Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá estarão presentes.
A Celebração Eucarística será concelebrada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano; o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, o Cardeal Norberto Rivera, que representará o mundo hispano-americano e o Cardeal Raymundo Damasceno representante do mundo lusoamericano.
Antes da Missa dois jovens por cada país latino-americano, escolhidos pelas respectivas Embaixadas ante a Santa Sé, ingressarão com suas respectivas bandeiras nacionais pela nave central de São Pedro e depois de uma breve saudação de homenagem à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe colocada aos pés do altar, serão colocados ao lado e atrás do altar da cátedra durante toda a celebração.
Ao começo da cerimônia o Cardeal Marc Ouellet, na qualidade de Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, dirigirá umas palavras de saudação, homenagem e gratidão ao Santo Padre.
As orações e cantos da Santa Missa serão em espanhol e português, enquanto que um coro convidado especialmente para esta ocasião se alternará com o Coro da Capela Sixtina.
A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo a cerimônia em seis línguas e o Centro Televisivo Vaticano transmitirá diretamente a Santa Missa em vários países latino-americanos.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Papa Bento XVI faz nomeações para a Igreja no Brasil


Dom José Francisco - Nomeado Arcebispo Metropolitano de Niterói - RJ
Dom Esmeraldo - Nomeado Arcebispo Metropolitano de Porto Velho - RO
O papa Bento XVI acolheu nesta quarta-feira, 30 de novembro, o pedido de renúncia do arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi, por razão de idade, 75 anos, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico. Foi nomeado para sucedê-lo, dom Esmeraldo Barreto de Farias, 62, que foi transferido da diocese de Santarém (PA).
Também nesta quarta-feira foi aceito, por limite de idade, o pedido de renúncia de dom Alano Maria Pena, arcebispo de Niterói (RJ). Dom José Francisco Rezende Dias, 55, foi transferido da diocese de Duque de Caxias (RJ) para sucedê-lo.
Dom Esmeraldo
O novo arcebispo de Porto Velho (RO) nasceu no dia 4 de julho de 1949. Ele é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1977 em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000. Estava na diocese de Santarém (PA) desde 2007.
Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.
Dom Esmeraldo já foi bispo de Paulo Afonso (BA) de 2000 até 2007; no último quadriênio, de 2007 a 2011 foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).
Dom José Francisco Rezende
É mineiro de Brasópolis. Nasceu no dia 2 de abril de 1956. Foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1979 e nomeado bispo em 28 de março de 2001. Sua ordenação episcopal aconteceu em junho do mesmo ano e logo assumiu a função de bispo auxiliar de Pouso Alegre (MG) onde ficou até 2005. Em seguida foi nomeado para a diocese de Duque de Caxias onde estava até hoje.
Formou-se tem filosofia em Pouso Alegre e Teologia em Taubaté (SP). É especialista em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma (1987-1989). Seu lema episcopal é “Vivamos por Ele”. (I Jo 4, 9).
Fonte: CNBB

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sinais no céu durante a visita de Bento XVI à África

O Vaticano está atônito: em sua viagem a África, que acaba de terminar, segundo muitos fiéis sem contato entre si, teriam ocorrido no céu fenômenos semelhantes aos que foram verificados durante as aparições mais famosas do século passado, como Fátima e Tre Fontane. Um parente de um bispo teria produzido uma documentação fotográfica ou vídeo do evento, que teria sido entregue ao Secretário de Estado, o Cardeal Tarcisio Bertone.

No dia seguinte à missa celebrada por Bento XVI no Estádio de l’Amitié, em Cotonou, até os bispos de Benim se questionaram sobre o extraordinário fenômeno que permitiu, às 8 horas da manhã, aos 80.000 fiéis presentes, ver juntos a lua e o sol, um evento raríssimo na África naquela latitude, o que causou grande assombro na multidão, como disse aos jornalistas o diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ainda mais porque não poucos fiéis disseram ter visto também o sol se mover e brilhar sem ofuscar, de modo a poder olhá-lo por um bom tempo sem problemas (mesmo os que baixavam os olhos e os levantavam não tinham nenhum incômodo visual).

Um fenômeno interpretado pelos africanos como um prodígio devido à presença do Papa, mas que também perturbou a mídia e muitos bispos, até porque, pelo que soubemos, não foi um fato isolado, mas se repetiu outras vezes ao longo da visita. Dom René-Marie Ehuzu, Bispo de Porto Novo e Presidente da Comissão Pastoral Social da Conferência Episcopal de Benim, também responsável pela organização da visita papal no país, declarou à AGI que “na tarde de sábado, quando o Papa, a caminho da paróquia de Santa Rita, na periferia de Cotonou, parou para saudar e abençoar os doentes do hospital localizado nas proximidades, se verificou um fenômeno semelhante, tanto que os hóspedes do hospital quiseram ir para a capela para uma oração de agradecimento”. Por todos os três dias da visita — afirmou o prelado — há testemunho de eventos similares e fotos tiradas com os celulares de testemunhas, em alguns casos sacerdotes. Pessoalmente não posso dar uma explicação, mas excluo que se trate de um fenômeno de histeria coletiva”.

“A lua está agora muito perto do sol (uma pequena crescente visível antes da alvorada), por isso é impossível vê-la junto com o sol, isto é, quando ele está alto no céu. Se era visível, é evidente que a claridade do sol foi temperada, precisamente como dizem as testemunhas. Há uma clara analogia com os muitos milagres solares ligados às aparições de Nossa Senhora”, comenta por sua vez um perito no blog “Amici di Papa Ratzinger” e, na discussão que se abriu, os fiéis italianos concordam com os seus companheiros na África, outros posts afirmando, de fato, que se tratou de um milagre: “O Papa trouxe a luz de Cristo”. “Sem a proteção e a força que vem de Deus, como ele poderia superar estes seis anos e meio de ataques ferozes?”, se pergunta Laura; e um anônimo comenta: “Jesus nos diz que o Reino de Deus está entre nós, e não o diz apenas em palavras, mas também através de sinais e prodígios. Deus, com esta Sua intervenção divina, nos chama à esperança à conversão”.

Como se sabe, o “milagre do sol” ocorreu em Fátima na seqüência das aparições marianas e mais vezes em Roma, em Tre Fontane. Na Cova da Iria, onde rezavam os pastorinhos, em 13 de outubro de 1917 – relatam as crônicas — o sol apareceu como uma gigantesca roda iridescente, que girava e irradiava cores múltiplas. Ele parou três vezes e então parecia se destacar do firmamento para se precipitar sobre a terra. Um fenômeno extraordinário, semelhante ao que ocorreu em Portugal, foi visto por milhares de fiéis em Tre Fontane em 12 de abril de 1947 e se repetiu em 1968 e 1980 (enquanto em Fátima uma réplica teria ocorrido no último 13 de maio). Em Tre Fontane, o disco solar inicialmente se comportou como em Fátima (exceto o fenômeno de parecer prestes a cair sobre a terra), mas em um segundo momento tomou a cor de uma hóstia, como se fosse coberto por uma gigantesca hóstia. Uma nota privada de Pio XII publicada recentemente pelo vaticanista Andrea Tornielli testemunha um episódio análogo nos jardins do Vaticano, que, em 1950, foi interpretado pelo Papa Pacelli em seu coração como uma confirmação da validade do dogma da Assunção de Maria, que estava prestes a proclamar.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bento XVI nomeia novo Bispo para o Brasil


Dom Joaquim - Nomeado Bispo Diocesano de Guarulhos - SP
O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 23, o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), Dom Joaquim Justino Carreira, como novo Bispo Diocesano de Guarulhos (SP). O bispo sucede Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que apresentou o pedido de renúncia por limite de idade, 75 anos, conforme prevê o Cânon 401 do Código de Direito Canônico.
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini trabalhou na diocese de Guarulhos durante 19 anos. Seu lema episcopal é “É necessário que Ele cresça”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através de sua Assessoria de Imprensa parabeniza Dom Luiz pelo trabalho prestado por tantos anos à frente da diocese de Guarulhos, ao mesmo tempo em que deseja bom trabalho ao novo bispo diocesano, Dom Joaquim Justino Carreira.

Novo bispo Dom Joaquim é natural de Santa Catarina da Serra, na cidade de Leiria, em Portugal. Nasceu no dia 24 de janeiro de 1950. Estudou Filosofia na Faculdade Anchieta, em São Paulo, e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália (1973-1976).
Foi ordenado sacerdote no dia 19 de março de 1977, em Jundiaí (SP). Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 24 de março de 2005. Exercia a função de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo desde maio do mesmo ano. Seu lema episcopal é “A paz esteja convosco” (Jo 20, 21).
Fonte: Canção Nova

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Papa em Benim

O Santo Padre Bento XVI, realizou de 18 a 20 de novembro do corrente, sua 22ª Viagem Apostólica fora da Itália, e 2ª viagem ao Continente Africano. O País que recebeu o Pontífice essa vez foi Benin, por ocasião da assinatura e publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal do II Sínodo dos Bispos para a África. Confira abaixo fotos dos melhores momentos do Papa em Benim.


















quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bento XVI poderá visitar o México e Cuba, na primavera de 2012


Bento XVI pode visitar o México e Cuba na primavera. Isto foi confirmado pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Federico Lombardi
O porta-voz do Vaticano:
"Os núncios no México e Cuba têm sido responsáveis ​​por notificar as autoridades eclesiásticas e civis desses países que o Papa está pensando em um projeto específico para ir a esses dois países, em resposta a convites que recebeu em várias ocasiões."

Esta viagem é uma resposta ao convite que Bento XVI recebeu em várias ocasiões, para visitar o México e Cuba.

O Papa já tinha tentado várias vezes visitar o México, mas será a primeira viagem ao país. A visita a Cuba responde a um desejo pessoal e, especialmente, após a abertura do regime de Raul Castro.

Lombardi disse que será uma viagem com poucas etapas, mas longa. Bento XVI não visitará a Cidade do México, mas uma cidade costeira no país por razões de saúde, pois a Cidade do México está localizada a uma altitude média de 2.240 metros acima do nível do mar.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, a viagem pretende relançar a missão continental e celebrar o Ano da fé.

Papa Karol


Pequena criança humilde,
que na Polônia nasceu,
ali brincou e cresceu
e logo sua mãe perdeu.





Jovem artista e sonhador
pelo teatro se encantou.
Mas sua vida era outra
porque Deus lhe chamou.
.







Grande padre e professor
na Itália doutorou,
O amor ao estudo,
sempre lhe fascinou





Jovem bispo com futuro.
O barrete recebeu,
um passo ao papado
e mais tarde o jubileu.



Grande viajante e peregrino,
a Maria muito fiel,
de Tchestocowa a Aparecida,
mãe auxiliadora do céu.







Um papa muito alegre.João de Deus foi chamado,
pelo povo brasileiro
é um papa muito amado.







Frágil de saúde de corpo,
forte de saúde de alma.
Homem de grande Fé,
sempre caminhando com calma.








sua morte foi chocante,
o mundo inteiro se abateu,
sua viagem aqui na terra 
simplesmente se abateu.




Agora um novo passo,
João Paulo é Beato.
vai interceder por nós,
ninguém pode negar,
isto é fato.

Felipe Jorge Batista 16/11/2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...