Bem Vindo ao blog sou católica! Obrigado pela visita e volte sempre!

Pesquisar este blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

Papa nomeia novo bispo para Guajará-Mirim

Dom Geraldo - Nomeado Bispo Diocesano de Guajará - Mirim - RO

Na manhã desta sexta-feira, 9, a Santa Sé anunciou que o Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia, apresentada pelo bispo Dom Geraldo Verdier, em conformidade com o Cânone 401 § 2 do Código de Direito Canônico.
Dom Geraldo está há 31 anos à frente da obra evangelizadora na diocese. Nascido na França em 1937, foi enviado a Rondônia em 1963, recém-ordenado sacerdote. Seu substituto será Dom Benedito Araújo, que até o momento era o Coadjutor de Guajará-Mirim.
O parágrafo 2 do Cânone 410 indica como motivos para a renúncia de um bispo uma enfermidade ou outra razão que impeça o cumprimento de seu ofício.
Fonte: Canção Nova

2º Domingo do Advento


 Caminhamos, na meditação da Sagrada Liturgia, em busca da contemplação, na esperança da salvação. A partir deste segundo domingo do Advento, a perspectiva escatológica de nossa existência é iluminada desde a sua “fonte”, ou seja, a primeira vinda de Cristo. Enquanto no primeiro domingo meditávamos acerca da segunda vinda de Cristo, após um esboço apresentado pelo escritor sagrado de uma visão escatológica do dia de hoje à luz da segunda vinda, nas demais semanas do Advento recordamos e contemplamos o acontecimento definitivo da primeira vinda. Na primeira vinda do Cristo está arraigado o sentido definitivo de nosso existir: é o momento fundador. Jesus Cristo é o início e o fim de toda a existência humana. Jesus Cristo é o alfa e o ômega (Ap 22,13). 

A chegada deste momento fundador é a grande notícia da História, a boa-nova por excelência. O Evangelho Marcos, cognominado o querigmático, vê como início desta boa-nova o apelo à conversão, lançado por João no Evangelho, realizando plenamente o que Isaías prefigurou quando, pelo fim do exílio babilônico (ano de 535 a.C.), conclamou o povo para preparar um caminho para Deus, que reconduziria os cativos.

Era, pois, um apelo à conversão, pois deviam preparar a volta, “voltando” (= convertendo-se) para Deus, quando determinara o fim do castigo (Is 40,2), como ouvimos na primeira leitura.

Deus reconduz os cativos. Ele mesmo vai com eles. Como um imperador na entrada gloriosa (parusia), ele se faz preceder pelos frutos de suas conquista: o povo resgatado (40,10). Como um pastor, reúne suas ovelhas. E, com que ternura, Leva os cordeirinhos nos braços e conduz devagarzinho as ovelhas que amamentam! (40,11)

Pe. Wagner Augusto - Catequese Católica

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A parte mais importante


          Uma senhora estava molhando o jardim de sua casa quando foi interpelada por um garotinho de nove anos, dizendo:
       - Dona, tem pão velho?
       - Se está com fome, posso dar um jeito. Onde você mora? - perguntou a senhora com carinho.
       - Depois do zoológico.
       - Bem longe daqui, hein? Você está na escola?
       - Não. Minha mãe não tem dinheiro para comprar material.Ela trabalha o dia inteiro sem parar, mas mesmo assim falta tanta coisa lá em casa.
       - E seu pai, mora com vocês?
       - Já faz tempo que ele sumiu!
       - Antes do pão, quero que você me conte um pouco de sua vida, de seus irmãos...
       E o papo prosseguiu. A bondosa senhora jogou água nos pés do menino, deu-lhe uma toalha para se enxugar e sentou-se alguns minutos ao seu lado. Depois, disse-lhe sorrindo:
        - Vou buscar alimento. Serve pão novo?
        - Não precisa mais, não. A senhora já conversou bastante comigo, isso é suficiente. Vou andando e volto amanhã. A que horas a senhora estará aguando estas plantas novamente?
        A resposta caiu como um raio. Ela teve a sensação de ter absorvido toda a carência daquela criança sem sonhos, sem comida, sem escola e tão necessitada de uma conversa amiga. Deu-lhe um abraço e pediu que voltasse no dia seguinte , às nove da manhã, para tomarem café juntos.
        Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor! Apenas o "pão do amor" não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita Naquele que disse:
         " Eu sou o Pão da Vida!"
         
        Bem, voltando à história, assim que o menininho  veio para tomar café no dia seguinte, a senhora contou-lhe um pouco de sua própria vida, assim:


        " Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: "as orelhas, mãe". Ela discordou: "Não, muitas pessoas são surdas. Mas continue pensando sobre este assunto que em outra oportunidade, eu volto a lhe perguntar".
          Algum tempo se passou até que minha mãe me questionou outra vez sobre aquilo. Desde que fiz minha primeira tentativa, eu imaginava ter encontrado a resposta correta, assim, dessa vez eu lhe disse: "Mãe, a visão é muito importante para todos, então, deve ser os olhos.". Ela falou: "Você está aprendendo rápido, mas a resposta ainda não está correta, porque há muitas pessoas que são cegas."
          Pensei: " Dei mancada novamente!" Continuei minha busca ao longo do tempo. Minha mãe voltou a fazer a mesma pergunta em várias outras oportunidades e, sempre que eu opinava, sua resposta era a mesma. "Não, mas você está ficando mais esperta a cada ano."
          Então, um dia meu avô morreu. Todos choravam. Até mesmo meu pai chorou! Eu me recordo bem porque tinha sido apenas a segunda vez que eu o vi chorar. Quando fui dar o adeus final ao vovô, minha mãe olhou para mim  e me perguntou: " Você já sabe qual a parte do corpo mais importante?" Eu fiquei chocada por ela me fazer aquela pergunta naquele momento! Eu sempre achei que era apenas um jogo entre ela e eu.
         Observando que eu estava confusa, ela me disse: "Esta pergunta mostra como você viveu realmente a sua vida. Para cada parte do corpo que você citou no passado, eu lhe disse que estava errada e lhe dei um exemplo que justificava. Hoje é o dia que você necessita aprender esta importante lição."
          Então, ela me olhou de um jeito que somente uma mãe pode fazer. Eu vi lágrimas em seus olhos quando disse: " Minha querida, a parte do corpo mais importante é o seu ombro". Eu estranhei e lhe perguntei: " Por que eles sustentam minha cabeça?"." Não, é porque pode apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém muito amado que chora. Todos precisam de um ombro para chorar em algum momento da vida! Eu espero que você tenha bastante amor, amigos e que tenha sempre um ombro em que eles possam chorar quando precisarem".
          Então eu descobri que a parte mais importante não é indiferente à dor dos outros. As pessoas poderão se esquecer do que você disse, de muita coisa que você fez, mas jamais se esquecerão de como você as amparou.

            Para refletir: 

          Quando éramos crianças, a ideia de um bom amigo certamente era sempre a da pessoa que segurava a nossa mão quando passávamos por lugares que davam medo,  ou  do amiguinho que dividia o lanche e brincava conosco. Na adolescência, o bom amigo era aquele que nos ajudava nas tarefas escolares e  ria conosco. Talvez hoje, a ideia de um bom amigo seja a pessoa que nos passa confiança, desfaz planos para arranjar tempo para ficar conosco, ajuda-nos a consertar nossos erros, sorri quando estamos tristes e , acima de tudo, nos ama de verdade! Tudo isso se resume no "ombro amigo". 

             Entre nossos ombros amigos, lembremo-nos sempre de colocar em lugar especial a nossa família e aquele grande amigo, que é  o maior de todos...aquele que nos dá "pão novo"...aquele que nos oferece os dois ombros...aquele que nos entrega o coração...aquele que se faz pobre à nossa porta... Jesus Cristo! Quem o conhece, encontra a verdadeira felicidade!!!

   Texto e reflexão retiradas do livro " Mensagens que agradam o coração, de Paulo Roberto Labegalini, 
                                                                    Editora Vozes.

Seja Criança e viva bem o Natal

Discordo do mundo que não aprende com as crianças, não entendo este mundo que se faz surdo que sendo mudo, não sabe deixar o imundo. Ao Céu se vai com o coração de criança, este é o passaporte que passa pela porta estreita e que sabe onde mora o amor.

Sabes falar pai como uma criança, consegues entregar-te nos braços da mãe imitando a maestria puríssima e casta desta criança? Sinto se não és positivo nestas respostas. Este mundo não é das crianças, elas não se agarram a ele, ela não tem parte nele, toda criança gruda aos braços paternos e seios da mãe como única solução.

À criança não impera leis, tempos e coisas. Ela elege o infinito não o compreendendo, mas parecendo compreender muito bem, ao ponto de ensinar. O bem vem do cimo em proteção à estas gracinhas e não as abandona. Qual o coração não a deseja ou não a protege? Qual coração a abandona? Sei que poderás pensar que há sim aqueles que mal fazem aos pequeninos, digo que nestes não há corações, mas um grande vazio que somente cabem no caminho largo e que dirá "ai" arrependendo não terem nascido.

Reparastes que ao Céu se vai como criança? sei que foi repetido, mas reparaste que se vem como tal? provável descoberta? não, somente um lembrete que isto seja sua chave ao Reino. Queres viver diferente e obter pompas de uma vida bela espiritual? renasça! Queres ver o mundo de forma diferente? rompa o homem velho que há em ti. Não será um tanto quanto necessário ser continuamente uma criança?

Bem meu irmão criança. Tomemos então o caminho que nos aproxima, oNatal do Menino Jesus, a Criança que nos vem ensinar que com sua humildade escolheu nascer dentro de uma Igreja acolhedora e pobre, sem reservas. Falo de quem nunca deixou de ser menina, um coração de criança e bela, falo de Maria que como criança disse: "eis aqui a serva".

Se não se comemora o Natal, não se comemora a presença educadora da criança que nos trás e nos remete ao Céu. Há perigo em ser criança? Há aceitação, pais, irmãos, amigos, proteção, providências, sentido...? A Resposta está no Presépio!


Seja Criança e tenha um Feliz Natal!!!

Provas de Santidade

História de Bernardette,
a jovem para quem apareceu a Virgem de Lourdes.
Bernardette morreu aos 35 anos  e seu corpo foi desenterrado                                                                                 
 três vezes num intervalo de 46 anos devido ao processo                                                    
de canonização com a incrível surpresa                                     
que sempre estava intacta,                                                         
apesar de que seu rosário estava oxidado e o hábito úmido.
Para surpresa dos médicos                                                            
que a desenterraram a primeira vez,
tudo nela estava intacto (e continua assim)                          
começando pelo fígado, que segundo parece,                          
é o primeiro que se danifica,                                                      
assim como os dentes e as unhas.                                   
 Acrescento que, BERNARDETTE,                                               
foi a vidente para quem apareceu a Imaculada Conceição,     
a Virgem Maria, em uma gruta,                                                    
às margens de um riacho em Lourdes.
Além do mais, tantos anos depois de sua morte,                       
por seu corpo corre ainda sangue líquido.                                
É algo Sobrenatural e todo o sobrenatural, é obra de DEUS.  O caso é que a Igreja decidiu pô-la  numa urna de cristal em Lourdes, para a veneração de todos os que ali acodem.
Hoje, Santa Bernardette teria 157 anos de idade.
E para que você tenha uma idéia de como se encontra o corpo, seguem três fotos da Santa. 



 Para Você Conhecer mais sobre o assunto acesse:http://www.marypages.com/IncorruptBodiesPortugues.htm

Santa Bernardette é apenas um dos exemplos destes casos que nos levam a pensar que a Santidade Vale a Pena!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vaticano divulga detalhes da Missa do Papa pela América Latina


Vaticano, 06 Dez. 11 / 12:02 pm (ACI/EWTN NoticiasCom a presença de cardeais e bispos da América Latina, a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) anunciou que o próximo 12 de Dezembro às 5:30 p.m. na Basílica de São Pedro o Papa Bento XVIpresidirá uma Missa para celebrar a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. A Santa Sé confirmou a presença do cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente do episcopado brasileiro, na celebração.
A Missa, que recordará também o Bicentenário da Independência de alguns países latino-americanos, contará com a presença do Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez (Santo Domingo); Cardeal Norberto Rivera Carrera (México); Cardeal Jaime Ortega y Alamino (Havana); Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga (Honduras); Cardeal Juan Luis Cipriani (Lima) e o Cardeal Francisco Javier Errázuriz (Chile).
Também participarão do evento Dom Nicolás Cotugno (Uruguai); Dom Pastor Cuquejo (Paraguai); Dom Víctor Sánchez (México) e Dom Andrés Stanovnik (Argentina); Dom José Luis Lacunza (Panamá). Na Missa a Conferência Episcopal Espanhola também contará com a presença de representantes de Sevilha e Segovia.
Segundo o comunicado da CAL, presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, "com esta liturgia na Basílica vaticana, a Santa Sé participa das diversas comemorações e celebrações que estão acontecendo em quase todos os países latino-americanos, oferecendo ademais sua própria contribuição original como olhar católico aos processos de independência e ao legado de questões e desafios que vividos após".
Também estarão presentes alguns Ministros de governo e personalidades públicas e acadêmicas de diversos países latino-americanos. Todo o Corpo Diplomático dos países latino-americanos creditados ante a Santa Sé e representações diplomáticas da Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá estarão presentes.
A Celebração Eucarística será concelebrada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano; o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, o Cardeal Norberto Rivera, que representará o mundo hispano-americano e o Cardeal Raymundo Damasceno representante do mundo lusoamericano.
Antes da Missa dois jovens por cada país latino-americano, escolhidos pelas respectivas Embaixadas ante a Santa Sé, ingressarão com suas respectivas bandeiras nacionais pela nave central de São Pedro e depois de uma breve saudação de homenagem à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe colocada aos pés do altar, serão colocados ao lado e atrás do altar da cátedra durante toda a celebração.
Ao começo da cerimônia o Cardeal Marc Ouellet, na qualidade de Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, dirigirá umas palavras de saudação, homenagem e gratidão ao Santo Padre.
As orações e cantos da Santa Missa serão em espanhol e português, enquanto que um coro convidado especialmente para esta ocasião se alternará com o Coro da Capela Sixtina.
A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo a cerimônia em seis línguas e o Centro Televisivo Vaticano transmitirá diretamente a Santa Missa em vários países latino-americanos.

Fragilidades

“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois apenas como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa.” (Tg 4,14)
São consideráveis as vezes que esbarramos na fragilidade da vida.
O Poeta dizia que o próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.
Dias a mais...
Dias a menos!
Isso nos devia obrigar a pensar no jeito como temos vivido.
A Vida está sempre por um fio!
E reconhecer esse fio é ter coragem de rever conceitos...
Na vida humana sempre teremos motivos para o arrependimento...
Isso não é ruim! O Arrependimento nos leva à percepção de nossa fragilidade.
Dizem que Deus quis que tudo fosse transitório e frágil para que ninguém se apegasse ao que é efêmero e vivesse intensamente cada momento da vida na alegre esperança da eternidade.
Atenta à fragilidade da vida, Madre Teresa de Calcutá sempre lembrava suas filhas que não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
Aprendizados...
A Sabedoria da Vida é sempre mais profunda que a sabedoria dos homens.
As vezes nos anulamos e anulamos os outros em nome de uma falsa felicidade!
Esperamos o amanhã para oferecer abraços, sorrisos...
E talvez o amanhã não chegue!
Isso não é visão pessimista da vida... É visão inteligente!
Você tomaria um veneno só porque sabe qual o antídoto?
Acho que não!
É preciso reconhecer e respeitar fragilidades...
E se fizemos errado até agora não importa!
Não devemos esperar que Deus nos dê um caminho novo.
Pelo contrário, aceitemos com gratidão as novas maneiras de caminhar que Ele sempre nos oferece!
Deus o Abençoe Sempre!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Católico e espírita?

Este artigo não visa atacar os espíritas e simpatizantes do espiritismo, mas sim alertar ao povo católico da grande incoerência e do grau de disparidade que há entre o espiritismo e a Sã Doutrina de Jesus Cristo, bem como esclarecer difamações e calúnias que são frequentemente divulgados por muitos dos representantes do espiritismo (muitas vezes os principais), numa tentativa de desonrar a Igreja de Cristo.

Papa Bento XVI faz nomeações para a Igreja no Brasil


Dom José Francisco - Nomeado Arcebispo Metropolitano de Niterói - RJ
Dom Esmeraldo - Nomeado Arcebispo Metropolitano de Porto Velho - RO
O papa Bento XVI acolheu nesta quarta-feira, 30 de novembro, o pedido de renúncia do arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi, por razão de idade, 75 anos, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico. Foi nomeado para sucedê-lo, dom Esmeraldo Barreto de Farias, 62, que foi transferido da diocese de Santarém (PA).
Também nesta quarta-feira foi aceito, por limite de idade, o pedido de renúncia de dom Alano Maria Pena, arcebispo de Niterói (RJ). Dom José Francisco Rezende Dias, 55, foi transferido da diocese de Duque de Caxias (RJ) para sucedê-lo.
Dom Esmeraldo
O novo arcebispo de Porto Velho (RO) nasceu no dia 4 de julho de 1949. Ele é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1977 em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000. Estava na diocese de Santarém (PA) desde 2007.
Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.
Dom Esmeraldo já foi bispo de Paulo Afonso (BA) de 2000 até 2007; no último quadriênio, de 2007 a 2011 foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).
Dom José Francisco Rezende
É mineiro de Brasópolis. Nasceu no dia 2 de abril de 1956. Foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1979 e nomeado bispo em 28 de março de 2001. Sua ordenação episcopal aconteceu em junho do mesmo ano e logo assumiu a função de bispo auxiliar de Pouso Alegre (MG) onde ficou até 2005. Em seguida foi nomeado para a diocese de Duque de Caxias onde estava até hoje.
Formou-se tem filosofia em Pouso Alegre e Teologia em Taubaté (SP). É especialista em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma (1987-1989). Seu lema episcopal é “Vivamos por Ele”. (I Jo 4, 9).
Fonte: CNBB

Mudança de Ano

Na Festa de Cristo Rei, quando Jesus é proclamado Rei do universo, normalmente no mês de novembro, terminamos o Ano Litúrgico. O domingo seguinte é o primeiro do Advento, de preparação para o Natal. Portanto, iniciando novo tempo, um novo ano, que começa com a preparação e o nascimento de Jesus Cristo.

Todo final de ano é oportunidade de revisão, de analisar o passado com olhar de esperança, porque temos em vista um futuro a ser construído. Olhar principalmente as atitudes de negligência praticadas quando deveríamos agir com determinação na construção do bem e de um mundo mais digno e fraterno para todos, sem distinção de classe ou raça.

É hora de colocar a nossa confiança toda em Deus.

A história de cada pessoa vai tomando rumos que têm de ser trabalhados em diversas dimensões: social, religiosa, política, econômica, psicológica, entre outras. É um caminho de libertação, que só tem plena realização numa confiança plena em Cristo, que é Rei e Salvador do universo.

Jesus Cristo é o Pastor que cuida do rebanho, busca a ovelha que estiver perdida e a apascenta com carinho e justiça. O Senhor não tolera exploração de uma ovelha sobre a outra e as trata com respeito. Assim dever fazer todo aquele que está à frente de uma comunidade, de um povo, com o objetivo de prestar serviço.

No tratamento com as pessoas, duas palavras são determinantes e ajudam no relacionamento. Uma é a vigilância, a preocupação constante e o cuidado feito com responsabilidade por quem de direito. Outra é a insensatez, as práticas de irresponsabilidade, que desabonam a autenticidade de quem age.

Devemos entender que a justiça se confunde com a prática de amor ao próximo. Ela cria espaço de convivência e de relacionamento fraterno entre as pessoas, possibilitando um mundo melhor e um novo ano de vitórias. O reino de Jesus Cristo é de amor, de paz, de justiça e fraternidade. Aí não pode haver lugar para o egoísmo. Que o novo ano litúrgico seja de acolhida fraterna.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...